Somos MLC
Conheça a madeira engenheirada
Um sistema estrutural de beleza única, competitivo e vantajoso quando comparado a sistemas convencionais
como concreto, aço e a própria madeira natural.
Um sistema estrutural de beleza única, competitivo e vantajoso quando comparado a sistemas convencionais
como concreto, aço e a própria madeira natural.
Mas afinal, o que é madeira engenheirada?
Madeira engenheirada é um material fabricado a partir da madeira natural. Sim, é madeira, mas não é só madeira. Em sua composição existem também adesivos poderosos. Essa associação de materiais gera um produto único, mais resistente e estável estruturalmente que a madeira natural, portanto melhor. Sendo mais objetivo, ela é um compósito, o material do futuro, que vem conquistando espaço em várias áreas da construção civil.
Fabricação MLC na nossa unidade em Lages/SC
MLC ou Madeira Lamelada Colada é um dos tipos de madeira engenheirada e é a opção da Delrei como material construtivo. São várias réguas de madeira natural aparelhadas (as chamadas lamelas), unidas por um adesivo estrutural de alta performance, que após serem prensadas, tornam-se uma grande peça sólida para se transformar em vigas, pilares e etc.
A Delrei fabrica seu próprio MLC, isso nos dá controle sobre a qualidade e prazos de entrega, não dependendo de terceiros.
Fabricamos dois tipos de MLC, o de Pinus Taeda ou Pinus Elliottii e o de Eucalípto. Cada um com suas propriedades e características.
A Delrei mantém um sólido sistema de Controle de Qualidade (CQ) conduzido por meio de ensaios laboratoriais, sob a supervisão do nosso setor de engenharia. O objetivo é garantir que nossos produtos atendam aos padrões normativos de desempenho e segurança, oferecendo confiança aos clientes e cumprindo as regulamentações pertinentes.
Tempo de obra
reduzido em até 50%.
Não, pelo contrário. A madeira é mais resistente ao fogo do que o aço e o concreto. Em grandes temperaturas, forma-se uma camada carbonizada em torno do núcleo da madeira, impedindo a entrada de oxigênio e retardando a combustão. Isso proporciona um tempo de fuga muito maior para a evacuação de pessoas e salvaguarda de bens. O colapso da estrutura em madeira ocorre acima dos 1000ºC. O aço começa a perder resistência a 80ºC e entra em colapso a 500ºC. Por analogia, o concreto armado, que leva aço em sua composição, está sujeito às mesmas patologias.
A madeira utilizada na fabricação da MLC passa por processos rigorosos de proteção contra a umidade feitos em autoclave ou com a aplicação de um poderoso preservativo hidrorepelente (Stain).
A madeira utilizada na fabricação da MLC passa por procea
Não. Toda a madeira utilizada na fabricação do nosso MLC recebe tratamento preservativo contra organismos xilófagos (cupins, brocas e fungos decompositores) e agentes deterioradores da madeira como apodrecimento, água e envelhecimento.
Cada espécie de madeira tem um tratamento específico, mas com o mesmo nível de resultado. O Pinus é submetido a um processo de impregnação em autoclave, já o Eucalipto recebe aplicação de preservativo com propriedades fungicida e inseticida.
A madeira utilizada na fabricação da MLC passa por procea
Não. Toda a madeira utilizada na fabricação do nosso MLC recebe tratamento preservativo contra organismos xilófagos (cupins, brocas e fungos decompositores) e agentes deterioradores da madeira como apodrecimento, água e envelhecimento.
Cada espécie de madeira tem um tratamento específico, mas com o mesmo nível de resultado. O Pinus é submetido a um processo de impregnação em autoclave, já o Eucalipto recebe aplicação de preservativo com propriedades fungicida e inseticida.
Passos rigorosos de proteção contra a umidade feitos em autoclave ou com a aplicação de um poderoso preservativo hidrorepelente (Stain).
– VELOCIDADE: Sua obra pode ser até 50% mais rápida;
– LIMPEZA: Obra sem resíduos, canteiro mais organizado;
– SOB MEDIDA: As peças chegam prontas, você paga o que usa, sem desperdício;
– GRANDES DIMENSÕES: Peças de madeira com medidas superiores às disponíveis em madeira natural, seu projeto sem pilares, com grandes vãos livres sem emendas;
– SINUOSIDADE: A madeira engenheirada te dá liberdade para criar formas curvas, vigas e pilares sinuosos;
– RESISTÊNCIA AO FOGO: A madeira engenheirada é mais resistente às chamas que o aço e o concreto;
– REDUÇÃO DE CUSTOS: A madeira engenheirada é mais leve que o aço e o concreto, o que significa menor carga e, consequentemente, menor custo com a fundação.
– LEVEZA: A madeira engenheirada é tão resistente quanto o aço ou concreto, porém é menos densa e, portanto, mais leve, tornando o seu manuseio e trabalhabilidade no canteiro de obras muito melhor, sem a necessidade de equipamentos pesados.
– COMPORTAMENTO ESTRUTURAL CONFIÁVEL: Por ser um compósito – material com propriedades superiores, formado por dois ou mais componentes -, a madeira engenheirada torna-se mais resistente e muito mais confiável estruturalmente. Bem dimensionada, assim como o aço, seu nível de deformidade ao longo do tempo é irrisório, muito diferente do comportamento da madeira natural.
– SUSTENTABILIDADE: Você está utilizando um material que não compromete nossos recursos naturais, sendo extraído de culturas renováveis sem desmatamento. Além disso, a madeira tem um importante papel no meio ambiente: ela sequestra o CO² presente na atmosfera, deixando o ar mais “limpo”.
Sim, tão duráveis como qualquer outro tipo. Por ser um material industrializado, a madeira engenheirada é altamente resistente e recebe tratamento preservativo contra agentes decompositores. São 15 anos de garantia oferecida pelo fabricante de stain, usado no tratamento, mas a vida útil da madeira é imensuravelmente estendida desde que sejam respeitadas as manutenções periódicas.
As cargas cuja estrutura suporta são definidas a partir do cálculo estrutural. Se o peso aplicado respeitar o cálculo, não há absolutamente qualquer risco. Como qualquer projeto, seja aço, concreto ou madeira, o cálculo estrutural é necessário e deverá ser feito por profissional habilitado.
Não. O valor de uma construção com madeira engenheirada é equivalente ao de uma construção tradicional, desde que o projeto arquitetônico seja concebido visando a otimização da estrutura. Para que isso aconteça, é fundamental que o projeto de arquitetura seja desenvolvido com o acompanhamento de um engenheiro estruturalista. Essa otimização resulta em fundações mais leves e em menos tempo de obra, que pode ser reduzido, em alguns casos, em até 50%.
Exceto fundações, todos os outros elementos da edificação podem ser feitos de madeira engenheirada. Vigas, pilares, componentes do telhado, laje, esquadrias e vedações. Mas existe também a possibilidade de uma execução mista, com concreto e/ou aço. É um produto muito versátil e tem as mesmas aplicações da madeira natural, com a vantagem de ser mais resistente e ser fabricada sob medida, o que otimiza o seu investimento e permite vencer grandes seções com peças sem emendas.
Sim, qualquer projeto. Residencial, comercial ou industrial, pequeno ou de grandes dimensões, no campo, na praia ou na cidade, a madeira engenheirada atende com eficiência.
Não. O Pinus das espécies Taeda ou Elliottii, extraído no período certo e com densidade adequada é uma madeira leve e macia ideal para a fabricação da madeira engenheirada. Após o processo de industrialização, o Pinus já não é mais a mesma madeira, devido ao tratamento preservativo contra os agentes decompositores ao qual é submetido e à resistência que adquire após a ação do adesivo estrutural, tornando-se um material forte e robusto.
Recomendamos que a cada 3 anos seja feita a manutenção com stain para madeiras expostas a intempéries. Não é preciso remover a aplicação anterior, basta limpar a superfície conforme instruções no rótulo do produto e reaplicá-lo em seguida. Áreas internas podem receber manutenções menos frequentes. Se necessário, a estrutura pode ser lavada com água e sabão neutro e enxaguada abundantemente.
O stain, utilizado no tratamento contra umidade, fungos, intempéries e exposição ao sol, também tem o papel de realçar a beleza da madeira. O universo de cores é abundante e as opções são definidas por cada fabricante. Existem tons naturais, semitransparentes e sólidos, mas todos dão destaque aos preciosos veios da madeira.
A madeira utilizada na fabricação da madeira engenheirada é totalmente proveniente de florestas renováveis. Madeira legal, sem desmatamento. É também responsável pela absorção de CO² (dióxido de carbono) da atmosfera, emitido na queima de combustíveis fósseis, nas mudanças de uso da terra e em outros processos industriais. A madeira faz uma espécie de faxina no ar.
Casas, edifícios, telhados, pergolados, decks, a madeira engenheirada é capacitada para qualquer uso. Sua aplicação é definida pelo projeto arquitetônico e as dimensões das peças são determinadas pelo projeto estrutural. A madeira engenheirada.
O stain é um acabamento acetinado “invisível”. Trata-se de um impregnante que tem como principal característica a preservação do aspecto natural da madeira. O produto penetra nos veios do substrato, ressalta sua tonalidade natural, repele a água e protege contra fungos e raios solares. Pode ser encontrado em diferentes opções de cores (nogueira, castanheira, imbuia, canela, incolor, transparente, branco neve, natural, entre outras).
A principal diferença é que, enquanto o stain penetra na madeira, criando um acabamento acetinado realçando a madeira, o verniz permanece na superfície e forma uma película resinosa que altera o seu aspecto. Ambos a protegem contra intempéries, luz solar direta e exposição á chuva, porém o stain é ainda mais eficiente, pois possui ações hidrorrepelente, fungicida e protetora contra a ação dos raios UV.
Os compósitos, também chamados de materiais compósitos, são produtos formados pela união de dois ou mais materiais diferentes com o objetivo de se obter um produto de maior qualidade. O concreto, o aço, a fibra de carbono, o pneu do seu carro são exemplos de compósitos, a própria madeira natural é considerada um compósito natural. Ou seja, é um produto que você tem contato há muito tempo e não sabia, verdade? São produtos otimizados, que unem as características de materiais diferentes para obter um resultado superior. A madeira engenheirada é a evolução da madeira natural.
Não. O aço carbono utilizado para fabricação das nossas conexões é de alta qualidade. Além disso, todas as peças fabricadas pela Delrei são galvanizadas a frio e recebem uma pintura preservativa eletrostática. Além dessas garantias, para prolongar a sua integridade e vida útil, a Delrei recomenda a manutenção preventiva periódica com tintas ricas em zinco específicas para promover proteção de ligas metálicas, de acordo com o nosso Manual de Boas Práticas.
A nossa equipe está à sua disposição para esclarecer quaisquer dúvidas. Utilize o meio de contato que preferir, estamos te aguardando.
Envie sua mensagem através do formulário ou para o e-mail:
rh@delreibrasil.com.br